Banda Juvenil

Nascida da nossa Escola de Música, a Banda Juvenil é hoje um dos projectos mais importantes da BSCRT enquanto instituição de ensino.

Iniciando o seu trabalho e preparação em Outubro de 2012, estreou-se em público em Dezembro desse mesmo ano. Desde que se estreou em palco pela primeira vez, a nossa "Pequena Grande" banda não parou e, até agora, já deram outros concertos, mostrando o que de melhor sabem fazer por várias vezes, sendo algumas delas fora da Cidade de Rio Tinto.

Participa já assiduamente em concerto nas celebrações anuais da instituição, nos concertos "da Liberdade" no dia 25 de Abril, organizados pela Junta de Freguesia de Rio Tinto, bem como nas festividades do concelho de Gondomar (Encontro de Bandas Juvenis das Bandas de Música do Concelho de Gondomar). Organiza também em parceria com o Orfeão de Rio Tinto o concerto Coral-Sinfónico do Dia da Mãe, que este ano conta já com a sua Quarta edição, bem como o concerto de fim de ano lectivo, inserido nas actividades da Escola de Música da BSCRT.

É um projecto que a todos orgulha e satisfaz, não só pelo sucesso alcançado, mas porque vamos mostrando a todos do quanto somos capazes.

Maestro

Fernando Araújo

Nasceu a 22 de Fevereiro de 1978, em Paranhos, Porto.

Formação musical inicial

Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos com o seu pai Álvaro Augusto Araújo, na Banda Marcial de Gueifães. Aperfeiçoou os seus estudos em clarinete com o Sargento-Chefe António Fernando Coelho, solista da Banda do Exército. Foi admitido no Conservatório de Musica do Porto em 1995, na classe do professor Adam Wierzba. Integrou a Banda Sinfónica do Conservatório sob a direção do maestro António Baptista.

Formação específica realizada

Concluiu, em Julho de 2019, o Curso de Direção Musical para Banda, Orquestra e Coro do Orfeão da Foz do Douro, orientado por Afonso Alves e certificado pelo Associated Board of the Royal Schools of Music, sendo titular do Diploma ABRSM em Direção Musical de Orquestra de Sopros. Frequentou os estágios do curso de direção orientado pelo maestro Afonso Alves, onde dirigiu a Banda Visconde de Salreu, Banda Musical de São Martinho - Campo, o Ensemble de sopros e percussão de Apoio ao Curso, o Coral da Universidade Sénior da Foz, o Coral dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos, o Orfeão da Foz do Douro e o Orfeão do Porto. Frequentou os Cursos de Direção orientados pelo professor António Saiote nos quais dirigiu as Bandas de Melres (Maio de 2007) e Vizela (Dezembro de 2007). Frequentou Cursos de Direção de Banda orientados pelo maestro Fernando Marinho no quais dirigiu a Banda de Amarante (2011 e 2012) e a Banda de Campo (2014, 2015 e 2016).

Atividade desenvolvida e experiência no campo da direção musical

Foi Maestro da Banda Musical de Figueiredo entre setembro de 2011 e dezembro de 2016, onde assumiu a reorganização da Escola de Música, assumindo as disciplinas de clarinete, de Formação Musical e Classe de Conjunto (Banda Juvenil). Orquestrou diversos cânticos e salmos para o Grupo Litúrgico da Banda, onde era o responsável. Foi fundador da Orquestra Ligeira de Figueiredo e da Orquestra de Clarinetes da Banda. Em maio de 2016, foi responsável artístico do CD comemorativo do 275º Aniversário da Banda Musical de Figueiredo. Dinamizou a atividade Oktoberband em 2013, que proporcionou à vila de Arouca um ciclo de Masterclasses, Workshops e Concertos durante o mês de outubro. Dinamizou o concurso "A voz de Arouca" em 2016, um concurso de talentos até aos 18 anos onde foi júri na final. Participou no estágio interno da Banda de Música de Moreira da Maia orientado pelo maestro Paulo Martins (Academia Portuguesa de Banda) em Maio de 2017. Desde novembro de 2019 é o coordenador da Escola de Música da Banda São Cristóvão de Rio Tinto e responsável pela classe de conjunto.

Outras atividades relacionadas

É membro fundador da Orquestra Portuguesa de Clarinetes. Integrou, como executante de clarinete, as Bandas de Gueifães, Trofa, Póvoa de Varzim, Rio Tinto e Moreira da Maia. Integrou a Banda União Musical Paramense onde exerceu funções na Escola de Música como professor de clarinete e responsável pela classe de conjunto (Banda Juvenil). Gravou CDs como instrumentista nas Bandas de Gueifães, Parafita e Paramense. Colabora regularmente com diversos grupos de Música Sacra, para os quais costuma fazer alguns arranjos e orquestrações.

Formação académica e profissional

Concluiu em 2000 a Licenciatura em Professores de Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza na Escola Superior de Educação de Bragança. Em 2004 concluiu o curso de Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza na Universidade do Minho. Atualmente está colocado no Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, em Vila Nova de Gaia, onde desempenha o cargo de Coordenador de Departamento do 1º ciclo, responsável pela Avaliação de Docentes, membro efetivo do Conselho Pedagógico e da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.